Últimas Postagens

quinta-feira, 26 de maio de 2016

NÃO OLHE!, F. M. L. Pepper | RESENHA

*Pode conter spoilers! Caso ainda não tenha lido, sugiro que dê uma olhada no que eu falei sobre o primeiro livro (AQUI)*

No primeiro livro, depois de ser perseguida pela Morte, ver a mãe morrer e ser sequestrada por Richard e mais um bando de caras que parecem sofrer de algum problema mental e que afirmam fazer parte de uma outra dimensão, Nina não sabe o que fazer. A única certeza que ela tem é que precisa fazer o jogo deles por um tempo e tentar entender o que está acontecendo para poder arrumar uma forma de escapar.

Depois de passar por muitas situações bizarras ela começa a ter dúvidas sobre o que Richard diz. Não sabe se ele fala a verdade ou se eles simplesmente acreditam que seja verdade.

No entanto... Em Não Olhe!, após uma luta entre "facções" diferentes para colocar as mãos na garota, Nina se surpreende ao acordar em Zyrc. A tal da outra dimensão na qual o Richard falava. Ela via tudo com seus próprios olhos e não havia mais como nutrir dúvidas sobre isso.

Agora, as incertezas que pairam em sua mente são todas relacionadas ao motivo por quererem tanto sequestrá-la (o que havia de tão especial nela? por que não a matavam de uma vez já que o seus dias estavam contados?) e, é claro, relacionados a sua Morte.

Durante o tempo em que passou com Richard, Nina percebe que nutre sentimentos conflitantes pelo rapaz. Ele é de natureza intempestiva e, se por um lado tem momentos em que demonstra retribuir o afeto por ela, em outros parece ser o contrário. E com tantas evidências e coisas que ela ouve sobre ele, a adolescente fica sem saber ao certo quem é o verdadeiro Richard e quais são as suas motivações.


"Quando você perde todas as pessoas que ama, quando se é proibida de amar alguém porque o estará condenando à morte, você deixa de acreditar em estúpidos milagres."


Nesse livro nós, já no início, vemos com bastante clareza que tantos acontecimentos aceleraram bastante o amadurecimento da personagem e eu consegui me conectar mais com ela do que no primeiro livro. É visível também o amadurecimento na escrita da própria F M L Pepper. A leitura se torna mais envolvente conforme vamos descobrindo mais sobre o mundo que ela criou e sobre as razões dessa busca frenética pela Nina.

Ela é um híbrida. Alguns acreditam que ela é a salvação de Zyrk e outros, mais radicais e, por isso, perigosos, acreditam que ela seja portadora de uma maldição.

Existe uma profecia, e ela seria a consumação dessa profecia. Existe uma lenda que liga essa profecia às portas do Vértice (que seria, como chamamos aqui na nossa dimensão, o inferno).

O que torna tudo mais intenso é o fato de que, por ser uma híbrida, Nina provoca nos seres de Zyrc sentimentos com os quais eles não estão acostumados a lidar.

Veja bem... Eles na verdade, só possuem sentimentos ruins, todos voltados para saciar necessidades básicas, guerrear e matar, visto que essa é a maldição que Tyron lançou sobre eles. Eles eram chamados de Resgatadores. Ou seja. a morte. A função deles é matar as pessoas que vivem na Terra quando a hora chega. (sabe aquela figura encapuzada com uma foice? Tipo isso só que sem capa, sem foice, e muito mais atraentes - pelo menos o Richard).


"O comum é descartável. O extraordinário, imortal."


Acontece que, ao invés de matá-la como estava previsto, Richard a salva de diversas tentativas de outros clãs de liquidarem com ela e isso foi uma das coisas que deixou a nossa personagem ainda mais confusa. Até que ela descobre que, além daqueles que a querem morta por medo do risco que uma "aberração" feito ela representa, existe também alguém que gostaria de tê-la por perto para fazer certos... Experimentos. Para avaliar as capacidades dela e ver se ela é realmente tão perigosa assim.

Ao chegar em Zyrk, ela é levada até Shakur, comandante de Thron. e um tipo de mentor para Rick. Ali, junto com outros iguais a ele e sendo ovacionado pelo bom serviço na captura de Ninca, ela vê uma face de Richard que não conhecia e ele mesmo a alerta de que talvez ela não gostasse tanto assim.

Muita coisa acontece, muitos personagens novos (e outros nem tão novos assim) ganham destaque na trama e muitos questionamentos e conflitos na cabeça de Nina (e a gente sente tudo junto com ela já que é ela quem narra tudo) e num ritmo de tirar o fôlego!

Não vou me demorar porque esse é o tipo de livro que eu tenho vontade de contar tudo nos mínimos detalhes de tão bom que é e isso aqui pode virar um testamento. Mas já vou adiantando: reviravoltas? Temos aqui! Surpresas? Muitas! Ação? O tempo todo! Vontade de engolir o livro pra saber logo o que acontece? Pode ter certeza!

Se você gosta de suspense, ação e muuuita adrenalina mas ainda não começou a ler essa trilogia eu realmente não sei o que você está esperando.


Nota: O primeiro livro entrou na minha coluna do Projetos Nacionais, mas esse e o terceiro eu vou deixar de fora para dar espaço também para outras obras.

4 comentários:

  1. O livro não me chama muita atenção, mas fiquei impressionado o quanto ele ficou famoso na blogosfera.
    Fico bem feliz ao saber que uma história que começou sendo contada pela plataforma Wattpad alcançou todo esse sucesso.
    Ótima resenha

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Filipe,

      Realmente o sucesso que essa trilogia alcançou é
      espantoso.
      Confesso que se não tivesse tipo oportunidade de lê-lo
      em formato digital gratuitamente, não teria comprado, e
      a experiência foi uma grata surpresa.

      Obrigada pelo elogio e pela visita :)

      Excluir
  2. Eu realmente preciso ler a trilogia da Pepper! Não é a toa que ela é um sucesso! E acho ela tão simpática que mesmo que a história não fosse boa eu acho que daria uma chance na leitura do mesmo modo, só pelo carisma dela rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele, bota simpatia nisso!

      Acredita que quando eu marquei o primeiro livro como "quero ler" no Skoob, ela
      curtiu e mandou mensagem dizendo que queria saber o que achei do livro?
      Acho maravilhosa a atenção que ela dá pros leitores é certo que eu vou acompanhar
      todos os lançamentos dela.

      Mesmo que eu não venha a gostar de algum livro, só pelo carisma dela a leitura
      já vai valer a pena.

      Beijos e obrigada pela visita :)

      Excluir