Últimas Postagens

quarta-feira, 23 de março de 2016

ACADEMIA DE VAMPIROS #1 - O BEIJO DAS SOMBRAS, Richelle Mead

Então pessoal... Eu pensei em fazer um resumão de cada livro em um post só, mas vi que não ficaria muito legal, até porque os livros da Richelle são bem ricos em detalhes e o enredo em si costuma ter uma trama bem feita mesmo tendo uma linguagem de fácil compreensão.


Resolvi colocar um pouco de cada livro em posts diferentes e aqui nesse primeiro tem algumas informações úteis pra entender um pouco da história (vou colocar o link desse primeiro em todas as outras resenhas da série). Como sempre, não vou falar muitas coisas sobre o enredo por ser uma série e pra não acabar soltando spoilers.



Alguns esclarecimentos:

O universo dessa história é comum com elementos sobrenaturais. Existe uma Academia (como o próprio nome já diz), e nessa escola estudam em tempo integral vampiros que fazem parte de famílias da realeza (e um ou outro que não faz parte) e os dampiros, que são os guardiões do clã dos Moroi.

Existem dois clãs:
  • os Moroi são vampiros VIVOS - eles precisam de sangue para viver mas não matam para saciar a fome. Possuem um "banco de doares", ou seja, seres humanos que se prontificam a oferecer o sangue por causa do "benefício" que a mordida de vampiro muitas vezes causa. Quando um vampiro morde, ele libera endorfina no organismo do doador e isso acaba causando o vício. E, para quem quer viver fora de órbita, nada melhor que ser cuidado da melhor maneira possível e ter o vício saciado só para dar um pouco de sangue em troca.
  • os Strigoi são o clã rival dos Moroi. Eles, são vampiros MORTOS, o que quer dizer que eles se transformaram por causa da morte de alguém para obter poderes maiores e imortalidade. A rivalidade consiste no seguinte: eles podem beber do sangue de qualquer um mas é o sangue dos Moroi que causa saciedade completa. Logo, os Moroi lutam para sobreviver à todo custo e contam com a ajuda dos dampiros para isso.
Um dampiro é um híbrido fruto de um relacionamento de um vampiro Moroi com uma humana. Da mesma forma, quando um vampiro copula com uma dampira, o fruto também é um dampiro (parte humana e parte com poderes vampíricos).
O Strigoi não podem sair ao sol. Os Moroi têm resistência por não serem mortos, mas mesmo assim o sol ainda os castiga um pouco e não podem se expor por muito tempo.

Os dampiros tomaram para si a tarefa de proteger os Moroi porque deles depende a continuação da raça de dampiros (já que eles são mistura de Moroi com humanos). Por serem híbridos, podem andar ao sol sem problema algum, mas os que são guardiões acabam adotando hábitos noturnos conforme os hábitos de seus protegidos.

Vamos ao livro #1?


 (veja a sinopse)
Enredo:

O primeiro livro da série Academia de Vampiros começa com a captura de duas fugitivas da Academia: Vasilisa (Lissa) é princesa da realeza, e Rosemarie (Rose) é uma dampira e aprendiz de guardiã.
As amigas haviam escapado da Academia e viviam entre os humanos ajudados pelo dom da compulsão que Lissa possui (todos os Moroi possuem, mas são proibidos de utilizar e acabam até se esquecendo que existe). Com isso, elas viveram 2 anos se esgueirando e fugindo até que, numa noite, Rose viu pela janela um homem parado ao lado de fora e os seus sentidos foram despertados.

Elas tentaram escapar mais uma vez, mas se viram numa emboscada e Rose ainda não tinha força nem habilidades suficientes para um confronto com guardiões tão poderosos.

Ao regressarem e passarem por todo tipo de desconforto nas primeiras semanas, quando as coisas estava começando a se ajeitar, uma raposa é encontrada degolada na cama de Lissa, e é quando o desespero dela começa novamente.

Todo Moroi possui um dom mágico relacionado a um dos elementos: ar, fogo, terra e água. Mas Vasilisa possui um dom diferente e raramente visto (tanto que nem é comentado na escola) porque quem possui esse dom é detentor de uma magia muito grande e, os casos conhecidos, chegaram a levar os portadores do dom à loucura (ou quase).

E é por conta desse dom que ela começou a ser perseguida. Lissa e Rose possuem um laço fora do comum desde o acidente que causou a morte da família da princesa. A sobrevivência de Rose foi um milagre e, desde então encara como sua a missão de manter Lissa a salvo e é isso que ela busca fazer o tempo todo, agora com a ajuda de Dimitri - o guardião designado para cuidar da princesa e que é instrutor de Rose.

4 comentários:

  1. Olá,

    Sempre quis ler essa série, vou colocar de volta na lista! Parabéns pela resenha 😉

    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou terminando o último e adorando!
      Super recomendo :)

      Excluir
  2. Menina, acredita que eu nunca parado para ler do que se tratava essa série?
    Acho que o preconceito com a popularização dos vampiros depois de Crepúsculo me fez tapar os olhos pra tudo que envolvia vampiros.
    Fiquei curiosa com o enredo e acho que vou procurar ler os livros, mas antes devo assistir ao primeiro filme.


    Sexteto Literário


    Aproveite e participe também da nossa Promoção de Inauguração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que só li porque já havia lido uma outra série da Richelle que amei!
      O filme eu nunca vi, mas será um dos próximos que eu quero assistir pra comparar com o livro :)

      Excluir