Últimas Postagens

sábado, 12 de março de 2016

SÉRIE MAZE RUNNER, James Dashner.



Então... Finalmente li a Série Maze Runner e lá vão as minhas breves considerações sobre os livros e sobre a edição da V&R. Não vou me deter em descrever o enredo porque acredito que a maioria já conhece a base da história e pra não dar spoliers, já que é uma série. (Clique nas fotos para ler a sinopse)

Sobre a edição: as capas são lindas, mas a V&R deixou muito mesmo a desejar na revisão, principalmente do último livro (Ordem de Extermínio). Sinceramente me irritou muito ver erros grotescos seguidos sem nem muitos intervalos de uma página a outra. Um maior cuidado nessa parte teria tornado a leitura mais prazerosa se eu não tivesse o fluxo interrompido em cada erro.

Antecipo que achei a escrita do Dashner muito ruim e muito simplória e chata no primeiro livro (talvez tenha sido falha na tradução), mas depois de um (bom) tempo, eu me acostumei e consegui prosseguir na leitura com mais facilidade.

Correr ou Morrer Livro 1 - Correr ou Morrer 

Pra mim esse livro começou bem ruim. Talvez por ter assistido ao filme e ter achado bem superior no quesito "ação", mas o primeiro volume da série só veio me prender já do meio para o final, me deixando na expectativa para o segundo livro.

Pra quem ainda não sabe, a história dessa série começa com um grupo de crianças e adolescentes que estão confinados num Labirinto, sem ter lembrança nenhuma da vida anterior ao dia em que foram confinados.

O único objetivo é sobreviver para sair desse lugar, quando duas novas pessoas aparecem: um menino, Thomas, seguido de uma garota, Teresa. E depois que eles chegam, as coisas começam a tomar um rumo diferente para os meninos.


*


Prova de FogoLivro 2 - Prova de Fogo 

Depois de acreditar que todas as suas aventuras e perdas passadas no haviam acabado, os Clareanos percebem que, na verdade, o Labirinto foi apenas uma parte dos testes e avaliações a que estavam sendo submetidos.

Uma série de coisas estranhas estão acontecendo e os personagens encontram-se trancados, sem comida, cercados por Cranks sem saber o que o futuro reserva e sem imaginar aonde tudo aquilo vai levar.

É quando finalmente recebem a visita de um estranho que informa que eles estão prestes a participar da segunda fase dos testes, mas agora há uma coisa em jogo: a Cura para o vírus que todos eles já contraíram.

Agora os nossos meninos estão prestes a passar por provações e situações ainda mais aterradoras.

Envolvente com ação do início ao fim e aquele toque de suspense que nos leva a querer saber qual será o destino dos personagens, essa é uma leitura que vale a pena e que não deixa o tédio dominar em momento algum.


*


A Cura MortalLivro 3 - A Cura Mortal 

A partir do Labirinto e de uma série de acontecimentos e novos personagens que vão tomando forma na trama, descobre-se que os Clareanos estão fazendo parte de um experimento para encontrar a cura para o Fulgor: uma doença que leva aqueles que são contagiados à Insanidade.

Aqui a trajetória deles tem um fim.

A linguagem do Dashner continua bem simples e a leitura desse livro (bem como dos 2 anteriores) é rápida e fácil. Juntando isso ao fato de ter tido tiro, porrada e bomba o tempo inteiro, temos um livro que consegue prender a atenção do leitor e criar expectativas do que vai acontecer ao virar de cada página.

No entanto, por mais que eu tenha gostado bastante, confesso que esperava que o final, dessa trilogia tivesse algo de surpreendente; algo que tirasse o meu fôlego por eu nunca ter imaginado e tudo mais. Mas isso não acontece. Não quer dizer que seja ruim por isso. Só que de tão previsível, eu custei a acreditar que terminaria justamente da forma como terminou.

Não me arrependo da leitura. É uma série divertida, que proporciona entretenimento e nos faz ficar até que bem presos, acho que principalmente por causa dos personagens e do relacionamento que eles constroem no decorrer da história.


*

Ordem de ExtermínioLivro 4 - Ordem de Extermínio 

Nesse quarto volume nos é a presentada a forma como o Fulgor foi espelhado pelo mundo e a história é narrada a partir das impressões de Mark, um adolescente que estava com um amiga (por quem ele era apaixonadinho) dentro de um veículo subterrâneo.

Foi exatamente enquanto estavam em baixo da terra que o mundo é atingido pela chamas solares e é quando tudo desanda.

Ao tentar escapar e sem saber ao certo o que estava acontecendo na superfície, os amigos acabam encontrando Alec, um ex militar, que os "recruta", juntamente com outros, para se juntarem a ele e a Lana, sua amiga também ex militar, para encontrarem um lugar seguro e alto, visto que, com o calor excessivo, em breve haveria uma verdadeira inundação por toda a parte.

Considerações finais:

No geral, a história dessa série é boa e divertida. Não são livros inteligentes, com reflexões profundas e nada do tipo. É para puro entretenimento e os pontos mais marcantes pra mim são: 1) a relação que se dá entre os personagens e 2) o quão animalescos os seres humanos são retratados ao se verem em situação calamitosa e de desesperança e as medidas extremas a que se pode chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário