![]() |
(foto do blog Serendipity) |
Claro que gosto é algo que não se discute, mas não custa nada dar uma abertura às novas tecnologias - ainda mais se for para melhorar o nosso rendimento nas leituras e facilitar a nossa vida.
O post de hoje então vai ser para registar as 5 Vantagens em Ler E-books:
1- Você pode ler em qualquer lugar comodamente.
Sim, eu sei que também posso ler meus livros físicos em qualquer lugar, mas a diferença é que um leitor digital acaba sendo mais prático quando o livro que estamos lendo tem 1000 páginas, por exemplo. Já perdi a conta de quanto peso extra eu já carreguei na bolsa e do incômodo que era pra ler um livro muito grande dentro de uma condução lotada.
2- Fica mais fácil ler mais de um livro ao mesmo tempo.
Não sei vocês, mas depois que eu comecei a ler livros digitais ficou praticamente impossível eu ficar parada em um livro só. Sempre tenho um (ou alguns) livro físico ao alcance das mãos e vários no meu leitor - o que facilita muito a minha vida, e torna o meu ritmo de leitura bem mais rápido e sem me deixar desanimar. Em caso de viagens, nem precisa se preocupar com o peso na mochila já que pode levar quantos livros quiser sem ter um problema na coluna por causa disso.
3- Ler livros digitais é muito mais barato e nosso bolso agradece.
Em tempos de crise (ou não) é sempre bom economizar o máximo. Sou do tipo de leitora que vive ligada nas promoções, vivo procurando sebos e só compro livros caros quando realmente valem a pena ou quando se trata de algum livro pelo qual eu esteja obcecada. Tirando isso, opto sempre pelo mais em conta e os e-books ganham muitos pontos nesse quesito. Os preços nem se comparam e até livros gratuitos nós conseguimos encontrar!
É sempre bom ter uma estante recheada de livros incríveis e nada me impede que eu adquira o livro físico depois de já ter lido o digital. Se for um livro tão bom assim a ponto de me fazer querer reler, eu posso comprar o físico em um outro momento e fica tudo certo.
4- A leitura de e-books pode auxiliar quem quer aprender novos idiomas.
Quem está acostumado sabe que leitores digitais oferecem, além de outras funções, um dicionário próprio com o vocabulário do livro. Se você não sabe o significado de uma palavra, é só clicar que o leitor te dá a definição. Para quem lê ou quer se aventurar em novos idiomas, além de começar com livros compatíveis com o seu nível, tem nos e-books um ótima ferramenta que aumenta ainda mais o vocabulário, visto que as definições do dicionário são no idioma em que o livro está traduzido.
5- Fica mais fácil conhecer novos autores e ampliar o leque de leituras.
O que chega do exterior nas livrarias do Brasil são os livros que estão ou estiveram, em algum momento, entre os mais vendidos (geralmente nos EUA e na Europa) e na maioria das vezes nós somos obrigados a consumir esses livros. Contudo, a maneira mais fácil que eu encontrei até agora de poder olhar para os escritores "menores" e dar uma oportunidade para os novos autores é lendo e-books.
A facilidade de publicar um livro digital é tão maior e menos custosa que o valor desses livros sai praticamente de graça, o que ajuda muito (pelo menos no meu caso) a conhecer novos escritores. A facilidade do acesso a e-books é uma mão na roda e, além de fazer com que conheçamos coisas novas, ajuda na circulação da obra também - o que beneficia o escritor.
VANTAGEM BÔNUS:
6- Você não precisa emprestar!!
Quem me conhece um pouco sabe bem o que eu penso sobre empréstimo de livros. Sou muito chata e muito exigente com o cuidado que se deve ter com os meus preciosos e você pode ver isso logo de cara, bem no início do post que eu fiz sobre o assunto [Emprestar ou Não Emprestar, Eis a Questão].
Não sei pra vocês, mas pra mim essa vantagem está quase empatada com a número 3 onde eu digo que é mais barato ler e-books. hahahaha
***
Essas foram as vantagens que eu encontrei. Se tem algo que eu não citei ou se você tem uma opinião diferente, deixa nos comentários o seu ponto de vista e não deixe de me contar: o que você prefere - livros físicos ou digitais?
Olá!!
ResponderExcluirConcordo com todas!
Eu também era meio preconceituosa com os e-books, mas nem sempre a gente tem o livro físico em mãos.
As vezes eu estou na faculdade e já não cabe muita coisa na minha bolsa, então eu sempre tenho um PDF no celular. Outras vezes até é mais aconchegante ler em dispositivos menores que os livros porque eu não paro quieta, to sempre mudando de posição enquanto leio (tenho dor nas costas, haha) e dá para segurar o celular em uma mão só e permanecer deitada de lado, por exemplo.
Adorei as dicas!! <3
Beijão
Leitora Cretina
Olha... Deveria ter mencionado isso de ser mais prático
Excluirler deitada também... rsrs Ainda tem o fator "sombra".
Quando leio com a luz do quarto acesa tenho que procurar
posição pra não ficar com sombra na página e com leitores
digitais não tem esse problema.
Que bom que gostou!
Beeeijos!
Oi, Lu!
ResponderExcluirDepois que comprei meu Kobo, as minhas leituras andaram bastante.
Beijos
Balaio de Babados
Imagino!
ExcluirEu nem tenho e já visualizo como seria a minha vida.
Por enquanto só no celular ou no pc mesmo.
Beeijos!
olá,
ResponderExcluirAdorei as dicas, A ultima foi a melhor hahaha.
Confesso que 95% dos livros que leio são e-books, uma porque não tem condição de comprar todos os livros e outra por conta de espaço.
Mas ainda prefiro o físico rsrs.
Bjs e uma ótima noite!
Diário dos Livros
Siga o Twitter
Jessica, cá entre nós, também prefiro os físicos, principalmente
Excluirquando vejo todos eles alinhadinhos na minha estante...
Mas é inegável que os e-books facilitam a nossa vida. Sem falar
que, se tratando de espaço (que falta no meu quarto), os livros
digitais fazem milagre.
Beijão e obrigada pela visita!
eu não gosto de ebooks kk, mesmo tendo tantas vantagens, sempre fico com os olhos cansados, mesmo usando oculos, livros físicos é tão gostoso! vc pega, cheira, bom é quando falta energia pra ler a luz de velas kkk'
ResponderExcluirwww.byanak.com.br
Hahahaha
ExcluirTambém adoro cheirar livros, Ana!
Faz parte do ritual de leitura Rsrs
Livros digitais têm lá suas vantagens,
mas se me perguntarem o que eu prefiro,
acho que também fico com os físicos.
Gostei muito do seu post.Apesar de ser amante de livros de uma época dos físicos acho que temos que aceitar a realidade dos digitais.
ResponderExcluirÉ custo, facilidade e o mais importante que não ocupa espaço em sua casa.
Um beijinho
Saleta de Leitura
Oi, Irene!
ExcluirJustamente isso... Eu adoro vê-los uma ao lado
do outro na estante, mas pra quem tem pouco espaço
como eu, realmente os e-books são muito mais práticos.
Beijão :)
Oi, Luciana! Eu também tinha um pouco de resistência em relação aos livros digitais, mas passou. Leio bastante nos dois formatos, e o fato de ter começado a ler livros digitais não diminuiu em nada a quantidade de livros físicos que compro. Como você disse, facilita bastante ler mais de um livro ao mesmo tempo, eu geralmente leio um físico e um digital.
ResponderExcluirBeijos, Entre Aspas
Isso também acontece comigo... Leio nos dois formatos (um não exclui o outro).
ExcluirUltimamente eu só leio ebook, tenho os físicos que ganho das editoras ou aqueles que quero muito ter a coleção! Ebook não ataca minha renite e concordo com todos os motivos que vc apresentou, além do mais o Kindle hoje é um dos meus melhores amigos! rs
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Graças a Deus eu não tenho rinite porque se tivesse,
Excluirseria praticamente impossível frequentar sebos!! hahaha
Olá Luciana,
ResponderExcluirAdorei seu post! Comprei meu Kindle vai fazer uns dois anos e eu uso MUITO ele. Facilitou bastante a minha vida para ler no transporte público e nas viagens. Fica difícil ler um livro estilo Game of Thrones no metrô de São Paulo hahaha Eu prefiro livros físicos sim, mas para mim o e-reader foi muito bom, pois consigo ler mais livros, conhecer mais autores diferentes, ler livros em inglês e no final de tudo se eu realmente gostar do livro eu compro. Super recomendo a experiência de ter um e-reader.
Beijos!
www.booksimpressions.com.br
Oi, Raissa!
ExcluirJustamente... Continuo preferindo livros físicos
mas os livros digitais proporcionam outros tipos
de experiências. Ainda não li nenhum livro em inglês
mas estou começando a pensar seriamente sobre isso.
Já está mais do que na hora de começar.
Beijinhos! :)
Oi Luciana!
ResponderExcluirTenho que concordar com você. Tinha sérios preconceitos sobre usar um leitor digital, porque eu realmente amo a sensação e o cheiro do papel.
Mas como viajo muito e como você disse segurar um livro gigante no transporte público é dureza, a facilidade do leitor é demais.
Usei bastante o da minha irmã para ler os textos em pdf da faculdade. Agora não vivo mais sem.
Beijos!
http://www.booksimpressions.com.br/
Não vejo a hora de comprar logo um leitor, Aline...
ExcluirPor enquanto só no notebook ou no celular, mas assim que
puder, vou adquirir um Kindle ou algo do tipo. Ainda tenho
que pesquisar bem pra ver qual acho melhor.
Beijinhos e obrigada pela visita! :)
Concordo com todas essas vantagens. Estou tentando criar o hábito de ler e-books justamente por ter todas essas vantagens, mas confesso que já fui MUITO do contra, viu?
ResponderExcluirQueria acrescentar uma observação na vantagem nº 1 no quesito transporte de livros físicos, onde a gente pode acidentalmente ter uma danificação do nosso querido livro.
Adorei o post.
Um abraço.
Oi, Diego!
ExcluirTambém era contra e torcia o nariz até de ouvir falar
em leitores digitais, mas agora me rendi completamente! Rs
Verdade isso danificar em transportes públicos. Já passei
maus bocados por conta disso.
Beijinho e obrigada pela visita!