Últimas Postagens

terça-feira, 1 de março de 2016

5 DICAS PARA LER


Muita gente se espanta em saber que eu leio muito e me perguntam como eu faço para ler tantos livros em tão pouco tempo. A resposta pra isso é simples: eu AMO ler (e não é exagero). Sou uma viciada incurável em leitura.

Não tenho hábitos marcantes na hora de ler, exceto a mania de cheirar todos os livros que pego para começar, e às vezes evito ler as orelhinhas e a sinopse também. Dependendo do livro, também não leio aqueles comentários que vemos no início de alguns porque morro de pavor de spoiler e prefiro me surpreender com o enredo.

Mas, se tem uma coisa que eu sempre faço é ler, nem que for dez páginas por dia. E como eu gosto de verdade, ler é algo que não me cansa (desde que o livro seja do meu agrado), então eu não me importo nem um pouco em sentar e ficar horas seguidas acompanhada de um bom livro.

Então, resolvi colocar aqui 5 dicas simples para quem não sabe como desenvolver o hábito de ler e também para quem, por algum motivo, entrou naquela ressaca literária que não quer passar de forma alguma.

1- Leia algo que seja prazeroso pra você.

De nada adianta se lançar de cabeça em clássicos renomados e num tipo de literatura que não faz o seu estilo só porque outras pessoas fazem e dizem que é bom. Bom mesmo é aquilo que te faz bem e esse negócio de preconceito literário (por incrível que pareça é o que mais tem por aí) não está com nada. Se você gosta de Machado de Assis, parabéns! Mas se não gosta... Não tem como se obrigar a gostar, não é mesmo? Então parta pra outra! Ninguém é obrigado a comer tangerina só porque o vizinho tem um pé em casa. Se gosta de jaca, plante um pé e aproveite! O mercado editoral está enorme e o que não nos faltam (graças à Deus!) são opções para todos os gostos, então entre numa livraria e sirva-se à vontade porque, no final das contas, quem tem que sair satisfeito é você.

2-  Não tenha medo de abandonar um livro.

Já sofri muito por ter pena de abandonar livros e vivia me forçando a terminar até aquele que chegava a dar agonia de pegar de tão enfadonho que é. Mas, enfim, estou liberta! Gente, para pra pensar... A vida é tão curta, temos tão pouco tempo atualmente com essa correria que é o dia-a-dia. Por que cargas d'água eu deveria concluir um livro que estou detestando? Não faz sentido. Sou da opinião de que há um momento certo pra tudo na vida, inclusive para determinados livros, então, quando me deparo com um que não está fluindo, simplesmente deixo de lado e vou para a prateleira mais próxima pegar outro. Deixo o que abandonei guardadinho para um outro dia (quem sabe não funciona?) e mergulho em outra história. Decida que não é obrigado a ler algo de que não goste e seja feliz!

3- Leia todos os dias.

Como eu disse no início do post, eu leio todos os dias porque amo ler, mas não foi sempre assim. O meu gosto pela leitura foi trabalhado em mim desde que eu era muito pequena através do exemplo dos meus pais, e principalmente pela minha mãe, que lia pra mim todos os dias e que me incentivava e ia comigo a uma biblioteca volante que existia na praça aqui perto de casa para que eu pudesses escolher o que eu quisesse. E é assim que deve ser. A gente lê melhor quando lê algo que seja do nosso interesse, e ler pelo menos um pouquinho de algo que nos apeteça todos os dias não é nenhum sacrifício, não é mesmo?

4- Navegue em novos mares.

Particularmente, adoro experimentar autores, livros e propostas diferentes. É bom sair da zona de conforto de vez em quando, sem falar que acrescenta muito e enriquece o nossa "bagagem", ampliando as nossas referências. Mas, ao mesmo tempo que isso é bom, pode dar uma desanimada. Geralmente a ressaca literária me ataca quando eu leio algo a que não estou acostumada, como aconteceu recentemente quando eu li O Circo Mecânico Tresaulti, E, para esses casos, eu gosto sempre de ter algo que seja bem clichê pra mim e que eu sei que vou gostar. Geralmente uma leitura leve e que vai me tirar aquela sensação de desconforto que nos impede de embalar em novas livros depois de uma ressaca e isso sempre funciona. Claro que isso vai depender de cada um, mas fica a dica pra quem não sabe como recomeçar a ler - comece com coisas leves pra usar como alavanca.

5- Leia.

Essa é mais óbvia de todas. Para criar hábito de fazer qualquer coisa, desde escovar os dentes à correr 10km dia, a coisa principal a ser feita é tomar a atitude de colocar a mão na massa. Então, mãos à obra e boas leituras!

4 comentários:

  1. Oie :D

    Adorei as dicas. Esta de não ter medo de abandonar um livro eu estou botando em prática nesses últimos tempos. A gente realmente desperdiça maior tempo pra poder terminar um livro que não está nos agradando, simplesmente pelo fato de TER que terminá-lo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu me torturava e acabava me arrastando meses e meses. Não vale a pena mesmo!

    :)

    ResponderExcluir
  3. Lu, suas dicas são as melhores e concordo com todas!!!!!!! Realmente não tenha medo de abandonar um livro, geralmente é raro acontecer comigo, mas quando acontece eu dou o livro pra alguém porque não suporto nem olhar pra ele kkk. O segredo é a você descobrir seu gênero favorito, depois disso vc começa a ler horrores sem medo kk. Amei suas dicas e seu post, vc está começando a todo vapor querida kk expondo seus pensamentos ARRASO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Guto!
      Que bom que gostou.
      Também sou assim quando tomo "nojinho" de algum livro! hahaha
      Me dá agonia só em saber que ele existe! rs

      Excluir