Últimas Postagens

domingo, 24 de abril de 2016

NÃO PARE!, F M L Pepper. | PROJETO NACIONAIS #2





"Meus olhos opacos permaneciam vidrados em uma folha seca que era levada de uma lado para outro pelas mãos do vento. A similaridade entre mim e aquela folha chegava a assustar: solitária, sem destino, impossibilitada de um pouso tranquilo e feliz."


Nina Scott é uma adolescente de 16 anos com o seu passado envolto em uma aura de mistério. Sem conhecer o pai nem conseguir obter de sua mãe nenhuma informação sobre ele, juntas, mãe e filha vivem uma vida cigana: estão sempre se mudando de um lugar para o outro sem um motivo definido (pelo menos não um que Nina conheça).

Aparentemente, a única razão que a menina encontra para explicar  isso é o fato de a mãe ser super protetora e de querer mantê-la longe do perigo. Apesar da pouca idade, Nina tem um ímã para desastres e vive cercada de acontecimentos anormalmente bizarros, que acabam deixando os nervos de Stela em frangalhos.

Por não viver muito tempo num local fixo, ela não tem amigos e nenhum laço afetivo além do que tem com a sua mãe. Como se isso não bastasse a adolescente ainda tem que conviver com uma anormalidade nos olhos: suas pupilas são curiosamente diferentes, como as de um felino, e a mãe se especializou na área de confecção de lentes de contato que servissem ao propósito de esconder essa peculiaridade.

Após mais um episódio bizarro em Amsterdã, onde moravam naquele momento, e o surto que Stela teve por conta dele, elas se mudam de volta para Nova Iorque e a mãe de Nina acaba decidindo firmar residência por lá. Finalmente a menina vai ter a oportunidade de estreitar relações com outras pessoas e poder dar continuidade a sua amizade com Melanie, sua colega de classe, ir a festas, curtir a vida e ter uma vida normal, como sempre quis.

No entanto... Se as coisas se transformassem num mar de rosas, nós não teríamos esse livro, não é mesmo?


"Presenteada com um passado de mentiras e um presente de amarguras. Furtada de um futuro com esperança. Se morresse ali, ninguém daria por minha falta."


Logo que mudaram para Nova Iorque, Nina percebe que as coisas estranhas que usualmente acontecem com ela estão se intensificando e, com medo de que a mãe se desespere e queira se mudar novamente, ela esconde tudo dela, inclusive os episódios de quase morte, e vive pensando no que pode ter de errado com o destino por ter caprichado tanto no tamanho do azar que deixou pra ela.

No meio desses "acidentes" ela começa a ter a visão de olhos lindos e intrigantes a observando, e passa a cogitar a hipótese de estar sofrendo de algum distúrbio mental.

Enquanto isso, na escola em que ela foi matriculada no meio do ano letivo, vários outros novos alunos começam a ser matriculados também, o que é um fato bem inusitado levando-se em conta que a própria ida dela pra lá foi algo incomum.

Dentre esses novos alunos, dois se destacam. Kevin: loiro, lindo e que logo evidencia um certo interesse por ela. E Richard: arrogante, misterioso e dedicado em tornar a vida de Nina mais complicada do que já era.


"Há pouco mais de um mês, eu nunca havia pensado em como morreria. Paradoxalmente, a Morte surgiu em meu caminho e, junto com todos os horrores, ela me trouxe felicidade, vida. A vida que eu jamais imaginaria ter. Muito além das minhas expectativas. Infelizmente, com uma mão ela me acariciava e, com a outra, me ceifava. A lâmina da foice, entretanto, não era fria e cortante, mas ardente e arrebatadora."


Ela se vê perdida e sem rumo quando o seu chão lhe é tirado e é aí que ela percebe que algo muito maior do que ela imagina está acontecendo sem que ela tenha a menor ideia do que seja. Se dá conta de que a mãe sabia de alguma coisa, mas ter essa noção não serve de nada e as perguntas para  as respostas de que ela precisa continuam pairando em sua mente, até que ela se vê rumando contra a sua vontade em direção a algo completamente surreal.

Com uma escrita leve, F. M. L. Pepper traz nesse YA uma trama recheada de suspense em torno da personagem principal e começa a nos mostrar vislumbres de um mundo fantástico cheio de regras próprias misturadas a profecias e lendas, sem falar nas referências mitológicas que nós facilmente identificamos conforme vamos lendo.

Como acabei de mencionar, o livro é todo trabalhado no suspense. Ela nos apresenta o problema e nenhuma solução nesse primeiro livro e só o que nos resta são alguns fatos e vagas especulações do que pode acontecer.

Eu li esse livro em e-book numa promoção da Amazon com a Garoto e Nestlé e, apesar de não ter muito o costume de ler YA contemporâneo por não fazer muito o meu estilo (geralmente tenho vontade de largar logo nas primeiras páginas), me vi intrigada pela história a ponto de querer muito ter o livro físico e também de continuar acompanhando a trama. Tanto que assim fiz e li devorei um livro atrás do outro e amei. 

10 comentários:

  1. Oi Luciana!
    Eu morro de vontade de ler esse livro, mas fico meio "assim". Tb não tenho o hábito de ler YA, por isso fico com o pé atrás. Mas eu adorei a sua resenha e fiquei animada a ler, afinal, vc tb num gosta do gênero mas mesmo assim curtiu!
    Então, bora ler!
    shIAUhsiuHAs

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabi!
      Leia sim. É uma leitura bem rápida, então, caso você não goste,
      não vai ter perdido tempo no final.

      O legal é que a gente vê o amadurecimento da personagem principal
      e também o amadurecimento da autora nos livros seguintes. Os outros
      dois são ainda melhores!

      Beijos e obrigada pela visita :)

      Excluir
  2. Olaa! A capa deste livro é muito linda, os olhos da modelo ficaram perfeitos. A premissa me agradou, mas me tira uma dúvida: ela vive um romance? E possui um triangulo amoroso?
    Sua resenha ficou ótima, contando detalhes que eu não tinha visto em outras resenhas!!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond |Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!
      Difícil te responder isso sem dar spoiler! hahaha
      Digamos que ela acaba tendo um romance mas não necessariamente
      nesse primeiro livro.

      Obrigada pelo elogio e pela visita :)

      Excluir
  3. Olá!
    Não sou muito fã de YA mas tenho imensa curiosidade em ler essa série. A autora parece ser super simpática. Gostei muito da resenha e seu blog é mega fofo!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - ÚLTIMA SEMANA! MEGA SORTEIO DE ANIVERSÁRIO! LANÇAMENTO STEPHEN KING + TIMOTHY ZAHN E RENATA VENTURA AUTOGRAFADOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Thalita!!
      Leia e depois me diga o que achou :)

      Excluir
  4. Oi Luciana,
    Adorei esse livro da FML! Não conheço ela pessoalmente mas ela é tão simpática e super atenciosa com o pessoal, que só pela simpatia ela me conquistou e acabei lendo o livro dela.
    Preciso ler a sequencia ♥ pois acabou de um jeito que da vontade de ler o próximo.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, ela realmente é um amor de pessoa. Quem dera
      todos os escritores fossem assim (e olha que eu também
      não a conheço pessoalmente).

      Se você adorou o primeiro, vai se apaixonar pelos outros
      dois sem sombra de dúvidas!

      Beijos!!!

      Excluir
  5. Oi Lu! Eu também fiz a leitura desse livro e gostei bastante! A autora é ótima e acabei me encantando pela leitura. J´li trilogia!! Sempre vou recomendá-la!! Muito bom seu blog!! Já estou seguindo!!

    Beijinhos

    Mirelle Marques
    Meu Mundo Em Tons Pastéis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mirelle, tudo bom?
      Eu também tenho recomendado bastante.
      Pena que não tenho os livros físicos =/ Essa
      trilogia é do tipo que eu gostaria de ter na
      minha estante.

      Obrigada pela visita, flor!
      Também já estou te seguindo :)

      Excluir